Posição atual:home >sites de apostas confiaveis >Produção de algodão no Brasil tem potencial para atingir 3,36 milhões de...

Produção de algodão no Brasil tem potencial para atingir 3,36 milhões de...

Para este ano,çãodealgodãonoBrasiltempotencialparaatingirmilhõ o comportamento da demanda deve seguir como principal determinante para o preço do algodão no mercado internacional. Após as idas e vindas com a pandemia, o mercado de algodão ainda busca um retorno à normalidade. A indicação de um Fed mais brando, com chance de início do corte nos juros nos Estados Unidos mais cedo do que o esperado, reforça as indicações positivas para 2024, informou a SAFRAS Consultoria.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a queda nos juros tende a destravar a economia e ter reflexos positivos sobre a atividade, com naturais implicações sobre o consumo de algodão. “Isso daria sustentação para uma perspectiva de leve melhora para os preços da fibra em 2024”, relata. “Mas, para que esse cenário se confirme, é preciso que o setor têxtil e de vestuário acelere a recomposição dos estoques”, pondera. “Esse movimento pode demorar um pouco, diante da cautela que cercam as ações desses agentes no mundo”. lembra.

Produção de algodão no Brasil tem potencial para atingir 3,36 milhões de...

Em relação a produção de algodão do Brasil, Barabach disse que a área semeada com algodão deve ficar maior que o esperado inicialmente, com a fibra ocupando o espaço do milho de segunda safra e da soja de verão, em regiões que enfrentam problema com a falta de chuva, com destaque ao Mato Grosso e Goiás. Essa é a sinalização do Imea, reforçada pela Conab e Abrapa.

Produção de algodão no Brasil tem potencial para atingir 3,36 milhões de...

“O fato é que o clima adverso deve levar alguns produtores a preferir o plantio de algodão a um eventual replantio de soja. A rentabilidade do algodão, melhor que o milho, também é um fator que estimula o crescimento da área com a pluma”, destaca Barabach.

Produção de algodão no Brasil tem potencial para atingir 3,36 milhões de...

     Com isso, Safras ajustou a projeção de área semeada com algodão para 1,86 milhão de hectares no ano safra 2023/2024, o que corresponde a um avanço de 11% em relação à safra 2022/2023. E assim, a produção de algodão do Brasil tem potencial de 3,36 milhões de toneladas em 2024.

    Mais recomendado